A saúde e a lã de rocha

A saúde e a lã de rocha

Trabalhar com lã de rocha

O isolamento da ROCKWOOL é fabricado com lã de rocha, que é um material fibroso. Consoante a forma como o material é cortado, pode produzir-se alguma poeira. No entanto, a lã de rocha não é garantidamente um material perigoso para trabalhar.

Sem riscos de doenças pulmonares

Este facto é suportado pela decisão do Centro Internacional de Investigação do Cancro (CIIC) da Organização Mundial de Saúde de retirar a lã de rocha da sua lista de "agentes possivelmente cancerígenos". A conclusão baseou-se no facto de estudos epidemiológicos não terem fornecido provas de um maior risco de cancro do pulmão devido a exposição no trabalho a fibras de lã de rocha e que não houve excesso de tumores em estudos de inalação a longo prazo em experiências com animais. De forma semelhante, não houve um aumento do risco de fibrose pulmonar.

Sem risco de compostos orgânicos voláteis

Investigações completas em larga escala relativamente a emissões provenientes de produtos de isolamento de lã de rocha do Fraunhofer Institute em Braunschweig mostram que são uma fonte insignificante de formol em ambientes fechados e, dessa forma, não são fonte de preocupação para os habitantes de residências isoladas com produtos de lã de rocha.

Desconforto para a pele limitado

Sendo fabricadas basicamente a partir de pedra, são fibras naturalmente ásperas, que podem causar desconforto para a pele em algumas pessoas quando estas contactam com os produtos na fase de instalação. No entanto, o desconforto é uma simples reação mecânica às fibras ásperas e não provocam danos na pele. 
O desconforto é reduzido geralmente num curto espaço de tempo após o final da exposição. Além disso, os profissionais que lidam continuamente com produtos de lã de rocha da ROCKWOOL sentem geralmente que o desconforto para a pele diminui ao longo do tempo.

Como trabalhar com lã de rocha da melhor forma

Cortar lã de rocha com uma ferramenta de corte afiada, como uma lâmina afiada, não irá produzir normalmente níveis significativos de poeira (ou apenas níveis muito baixos). No entanto, quando são utilizadas ferramentas de corte serrilhadas, podem produzir poeira como resultado da abrasão das fibras individuais.

Geralmente, quando se trabalha com lã de rocha, podem ser tomadas algumas precauções para proteger a pele e minimizar possíveis desconfortos, tais como utilizar proteção adequada, óculos e proceder a uma limpeza completa. Leia e siga os passos simples nestes conselhos de instalação para permanecer totalmente seguro quando trabalhar com os nossos produtos.

Reciclar a lã de rocha
Reciclar a lã de rocha

Reciclar a lã de rocha

Material residual, renovações, resíduos de demolições e recortes. Sabia que 75% da nossa lã de rocha é reciclada?
Material residual, renovações, resíduos de demolições e recortes. Sabia que 75% da nossa lã de rocha é reciclada?
Saiba mais sobre reciclagem
Back