Obter ar fresco no interior

A nossa saúde e bem-estar dependem da humidade interior "correta".

Humidade

Passamos muito tempo em espaços fechados e, por isso, é importante que o ambiente nas nossas casas seja saudável. Uma humidade excessiva ou insuficiente pode ser prejudicial, mas existem medidas que podemos tomar para garantirmos que está sempre no nível de conforto ideal.

As pessoas são mais saudáveis no interior dos edifícios quando o nível de humidade relativa está entre 45 e 55 porcento. Abaixo deste valor, há um risco de pele seca e comichão, irritação dos olhos e nariz e perturbações do sono. As condições de baixa humidade também são favoráveis à presença de vírus, o que aumenta o risco de doenças como constipações ou pneumonia. Uma humidade elevada, acima de 55 porcento, aumenta o risco de bolor, que pode libertar esporos que exacerbam os sintomas de asma e doenças respiratórias. Atualmente, estima-se que 84 milhões de europeus vivam em habitações húmidas que podem ameaçar a sua saúde.

Devido aos problemas potenciais, vale a pena ter cuidado com a humidade. Muda ao longo do ano (baixa no inverno e maior no verão) e com o número de pessoas ou o nível de atividade numa divisão. Pode controlá-la, bastando para isso abrir as janelas, por exemplo, ajudando a reduzir os níveis de CO2 e mantendo o ar fresco. A humidade e a condensação interior são sinais de humidade excessiva e, se as paredes ou soalhos estão particularmente frios, podem fazer com que a condensação se acumule quando o ar quente e húmido entra em contacto com os mesmos.

Um edifício hermético com um bom isolamento global é essencial para o conforto interior. O isolamento da ROCKWOOL ajuda a manter os interiores com a temperatura e humidade ideais devido às suas propriedades térmicas e respirabilidade. E uma vez que essas qualidades se mantêm iguais ao longo do tempo, os ocupantes de um edifício podem ter também um ambiente saudável a longo prazo.

Viver em habitações húmidas
0

de europeus vivem em habitações húmidas

Humidade ideal em espaços fechados
0

é a humidade relativa ideal em espaços fechados