Permanecer na zona de conforto

Aprendemos e trabalhamos melhor quando a temperatura é "correta".

A temperatura correta

Se sempre achou difícil concentrar-se numa sala fria ou num escritório sobreaquecido, vai entender por que motivo é tão importante ter um ambiente confortável em espaços fechados. As investigações confirmam o que sente: as pessoas são mais eficazes e produtivas quando as temperaturas estão no intervalo correto.

Atualmente, obter a temperatura certa é um problema para muitos europeus: cerca de 80 milhões vivem atualmente em casas com um clima interior insuficiente e 54 milhões não se podem dar ao luxo de aquecer a sua casa devidamente no inverno1.

A temperatura ideal em espaços fechados

A temperatura ideal em espaços fechados depende da divisão e da sua finalidade, para além das preferências individuais. No entanto, a temperatura em espaços fechados deve situar-se num intervalo de 20 a 26 °C com a humidade (outra medida do clima em espaços fechados que é essencial para a saúde) em cerca de 50 porcento2.

Com uma variação muito abaixo ou acima destes valores de temperatura, a capacidade de as pessoas se concentrarem é reduzida. Um estudo realizado na Academia Militar de West Point, nos EUA, mostrou que, mesmo quando as temperaturas estavam ligeiramente fora da "zona de conforto", (Sullivan Trudjillo 2015)3 34 porcento da sala de aula sentiu-se desconfortável, relatando que a temperatura estava a afetar a sua capacidade de aprendizagem. O mesmo acontece no local de trabalho, onde um bom clima interior leva a um melhor envolvimento dos colaboradores, conduzindo, por sua vez, a um melhor desempenho.

Um papel importante

O isolamento adequado tem um papel importante a desempenhar na criação de espaços interiores confortáveis. Para além de ajudar a controlar a temperatura, o isolamento de lã de rocha no soalho, paredes e telhado ajuda a garantir uma temperatura uniforme em todo o edifício, prevenindo pontos frios que poderiam levar ao surgimento de humidade. A elevada densidade da lã de rocha também a torna um isolante eficaz contra o calor, mantendo as divisões frescas no verão e quentes no inverno.

E, para além de criar melhores condições de aprendizagem, trabalho e vida, o isolamento de lã de rocha antifogo da ROCKWOOL reduz as faturas de energia – reduzindo o seu impacto sobre o meio ambiente.

 

1: Healthy Homes Barometer
2 File:///C:/Users/jl/Downloads/TC-02.01-FAQ-92.pdf, https://www.ccohs.ca/oshanswers/phys_agents/thermal_comfort.html
3: The Importance of Thermal Comfort in the Classroom

 

Temperatura ideal em espaços fechados
0

é a temperatura ideal em espaços fechados

Aprendizagem afetada
0

dos alunos sentiu que mesmo uma ligeira alteração na temperatura afetou a aprendizagem

Clima interior insuficiente
0

de europeus vivem em casas com um clima interior insuficiente