O local de trabalho saudável é mais produtivo

Curar edifícios doentes pode melhorar os lucros, bem como o bem-estar.

A necessidade de locais de trabalho saudáveis

Desde que o "síndrome do edifício doente" foi identificado como um problema na década de 1980, as entidades patronais intensificaram os seus esforços para melhorar o ambiente no local de trabalho. Afinal, passamos até 90 porcento do nosso tempo em ambientes fechados e, por isso, é importante que os espaços onde trabalhamos contribuam para o nosso bem-estar.

A necessidade de locais de trabalho saudáveis é ainda mais importante hoje em dia, à medida que vamos fazendo a transição para uma economia baseada no conhecimento. Com 92 porcento dos custos operacionais de uma empresa1 relacionados diretamente com as despesas de pessoal, tudo o que possa ser feito para melhorar a produtividade das pessoas é benéfico. 

A investigação sugere que os benefícios de investir num local de trabalho saudável justificam o custo. Por exemplo, 79 porcento dos proprietários de imóveis2 que investiram numa estratégia de edifício saudável registaram uma melhor satisfação e envolvimento dos colaboradores. Os inquéritos aos colaboradores indicam que os colaboradores com um elevado nível de envolvimento podem melhorar o desempenho dos negócios em 30%3

Os edifícios saudáveis são também mais valiosos. Quase três quartos dos proprietários de imóveis comunicaram que os edifícios saudáveis eram mais fáceis de arrendar e mais atraentes para inquilinos com elevado poder de compra. E 62 porcento registaram um impacto positivo sobre o valor do edifício4, significando que as funcionalidades sustentáveis podem afetar os preços de revenda5.

Custo de pessoas
0

dos custos operacionais relacionados com as pessoas

Satisfação e envolvimento dos colaboradores
0

melhor satisfação e envolvimento dos colaboradores a partir de edifícios mais saudáveis

Desempenho dos negócios
0

de melhoria no desempenho dos negócios com colaboradores envolvidos

Ajudamos a curar edifícios doentes

No entanto, ainda há muito a fazer. Citado por 60 porcento dos inquiridos num estudo de 20166,o acesso à luz solar ainda é visto como uma característica chave de um local de trabalho mais saudável. E apenas 34 porcento dos colaboradores estão satisfeitos com os níveis de ruído, mesmo em novos locais de trabalho7.

O isolamento da ROCKWOOL ajuda a curar edifícios doentes e a criar melhores ambientes de trabalho. As nossas soluções de tetos e isolamentos acústicos reduzem os níveis de ruído para que os colaboradores possam concentrar-se, mesmo em espaços de plano aberto, enquanto o isolamento térmico de lã de rocha ajuda a manter as temperaturas interiores nos níveis ideais. E com as suas superfícies lisas e refletoras, os nossos painéis de teto também ajudam a dispersar a luz de forma mais eficaz.

Tendo em conta os potenciais retornos, não há um valor claro para os proprietários de imóveis e entidades patronais para responder à procura por edifícios saudáveis e incorporar designs centrados no ser humano no local de trabalho.

 

1: Leesman Report, 100, 000+ A workplace effectiveness report 
2: Dodge Data & Analytics, “Smart Market Report”, 2016
3: Hay Group, "Employee Engagement" 
4: Leesman Report, 100,000+ A workplace effectiveness report
5: GRESB, ” The Value of an Integrated Sustainability Strategy for Real Estate Companies and Funds”, 2016
6: 
Dodge Data & Analytics, “Smart Market Report”, 2016

7: Leesman, "The next 250K"