Melhoria de materiais

Como os materiais com eficiência energética criam edifícios melhores

Os edifícios modernos são mais do que apenas tijolos e argamassa. Os projetistas e construtores atuais podem escolher a partir de uma vasta gama de materiais com eficiência energética para criar edifícios que combinam conforto interior com menores custos de energia e reduzido impacto ambiental.

Desempenho térmico

Na renovação de casas antigas ou no planeamento de uma nova construção, a combinação certa de design e isolamento pode fazer uma grande diferença no desempenho de um edifício. É importante, por exemplo, evitar pontes térmicas (que podem causar condensação) utilizando Os projetistas e construtores também devem prestar atenção ao desempenho térmico dos materiais de isolamento que escolhem. O valor lambda, também conhecido como condutividade térmica, exprime o nível de isolamento de um material em perfeitas condições: quanto menor for o valor, melhor será o seu desempenho.

Garantir construções com eficiência energética

No entanto, a construção com eficiência energética depende de mais do que apenas do isolamento com um baixo valor lambda. O isolamento pode ser instalado facilmente no edifício? Se houverem espaços de ar, mesmo que pequenos, por exemplo no isolamento de formas irregulares como um telhado ou parede antiga, isso pode ter um enorme impacto no desempenho energético.

E uma vez que o período entre alterações ou renovações de edifícios é normalmente de 30-50 anos, a forma como o material se comporta a longo prazo é uma consideração importante:

Desempenho vitalício

Alguns materiais de isolamento incluem gases que desaparecem ao longo do tempo, reduzindo o valor de isolamento.

Estabilidade dimensional

Embora possam apresentar um valor lambda baixo no momento da compra, certos materiais podem encolher ou mover-se como resposta a variações de temperatura e humidade, reduzindo a eficiência energética.

Permeabilidade ao vapor

A humidade pode acumular-se em determinados materiais de isolamento, afetando o desempenho energético e fomentando potencialmente o crescimento de bolor ou de fungos. Idealmente, o isolamento deve permitir a passagem da humidade.

Para novas construções e renovações com eficiência energética e sustentáveis, o isolamento de lã de rocha incombustível da ROCKWOOL é a escolha ideal:

  • Instala-se facilmente em construções antigas e novas
  • Mantém-se no lugar durante toda a vida útil do edifício
  • Mantém a sua forma e o desempenho térmico ao longo do tempo
  • Permite a passagem de vapor e não acumula humidade
  • Constituído por pedra natural inorgânica, proporcionando segurança contra incêndios, durabilidade e excelente proteção contra ruído

 

Minimizar o impacto num novo empreendimento residencial

Os produtos de isolamento da ROCKWOOL foram utilizados no empreendimento residencial Silken Park em Dublin, na Irlanda, que foi construído de acordo com a exigente norma Passivhaus. 

Comentando sobre o projeto bem-sucedido, o empreiteiro Barry Durkan referiu: "Ao combinar a construção simples de paredes, boas e sólidas janelas, hermeticidade, ventilação e, acima de tudo, elevados níveis de isolamento, teremos um cliente muito feliz, com um lar saudável e, mais importante, faturas de energia muito baixas".

Mais sobre eficiência energética