Crie uma casa mais confortável

Melhorar o isolamento cria um melhor ambiente de vida e poupa dinheiro

Poupe 70 porcento da energia utilizada

Muitas casas desperdiçam energia porque não possuem isolamento de acordo com as normas mais recentes. Isso significa que podem ser desconfortáveis para habitar bem como serem mais dispendiosas para aquecer no inverno ou para manter frescas no verão. Com tecnologia energeticamente  eficiente que está atualmente disponível de imediato, os proprietários que aplicam o isolamento correto nas suas casas podem economizar até 70 porcento da energia utilizada para aquecer ou refrigerar as suas casas, reduzindo os seus custos de vida, criando espaços mais agradáveis para residir e até mesmo aumentar o valor dos seus imóveis.

Por onde começar

Uma vez que o calor sobe, o melhor ponto para começar é com o isolamento do telhado. Este é frequentemente o espaço mais fácil de isolar, uma vez que os materiais podem ser colocados no chão de um sótão ou loft. A espessura ideal para o isolamento está entre 300 e 500 mm, consoante o clima, podendo os regulamentos de construção locais também requerer um nível mínimo de isolamento. Se a sua casa tem uma adega ou um espaço vazio por baixo do piso térreo, é muito benéfico isolar também este espaço, por cima do revestimento do piso ou por baixo do mesmo.

A insuficiência de calor nas casas está associada a vários riscos de saúde para os jovens. 28 porcento dos jovens que vivem em casas frias foram classificados como correndo esse risco, comparativamente a 4 porcento de jovens que viveram sempre em casas quentes. Este problema pode ser limitado pela renovação energética utilizando soluções da ROCKWOOL.
Fonte: The Dynamics of Bad Housing: The impact of bad housing on the living standards of children

Em seguida, verifique as suas paredes. Algumas casas serão construídas com paredes duplas, que foram concebidas originalmente para proteger contra a humidade. Em casas de construção recente, é frequente estas paredes serem isoladas, mas muitas paredes duplas permanecem sem isolamento e constituem uma excelente oportunidade para melhorar a eficiência energética: os materiais de isolamento são simplesmente injetados na espaço vazio. Como alternativa, se tiver paredes maciças, o revestimento exterior ou interior vai melhorar o desempenho energético da sua casa e pode ser muito económico como parte de um projeto de renovação ou reparação.

Em seguida, preencha eventuais espaços vazios. Isso significa garantir que as janelas e as portas estão bem vedadas e que todas as aberturas na cobertura do edifício (por exemplo, à volta dos canos, cabos elétricos e luminárias) também são herméticas. Mesmo as pequenas aberturas podem fazer aumentar os custos de aquecimento e refrigeração e originar danos por humidade ou desconforto.

Finalmente, como parte de qualquer projeto de isolamento, é importante proteger contra a condensação causada pela "ponte de frio", que pode acontecer quando existem superfícies mais frias dentro de um interior recém isolado. Também é essencial garantir uma boa ventilação, utilizando janelas e caixilhos ou sistemas mecânicos de recuperação de calor, para que o interior seja o mais confortável possível.

Se residir num imóvel que poderia beneficiar de uma melhoria do isolamento, é uma ótima oportunidade para criar uma casa mais confortável e mais económica.

É reconhecido que exposição ao ruído pode causar irritação e distúrbios do sono, influenciando ambos a qualidade de vida.
Fonte: Declaração de Política de Ruído para a Inglaterra (NPSE)