Potencial oculto

Com uma amortização em dois anos ou menos, investir em isolamento pode poupar milhões ao setor industrial

Manter a sustentabilidade dos negócios 

O setor industrial é um grande consumidor de energia. A nível mundial, é responsável por mais de um quarto do consumo energético anual e gera quase 40 porcento das emissões de CO2 relacionadas com a energia1  . Em todas as suas formas, a energia é um dos principais responsáveis pelos custos de produção industrial. 

Para manter a sua atividade sustentável face ao aumento dos custos, às restrições de recursos e aos regulamentos ambientais, os proprietários e os operadores precisam reduzir o consumo de energia. Em muitos setores industriais, já foram feitos investimentos substanciais para se alcançar este objetivo. Mas ainda não exploraram todo o potencial oculto de uma solução simples: o isolamento.

O setor industrial dinamarquês melhorou a sua competitividade devido ao grande foco na redução dos custos de energia. Em 10 anos as empresas industriais dinamarquesas melhoraram a competitividade em nove porcento. O isolamento técnico da ROCKWOOL ajuda a melhorar a eficiência energética no setor industrial.
Fonte: "In-depth study of European Energy Security", Comissão da UE

O potencial inexplorado 

O isolamento já desempenha um papel importante em instalações químicas, petroquímicas e de refinação de petróleo. Protege o pessoal contra riscos de queimadura, gere os fluxos de energia, mantém as temperaturas dentro de limites definidos e permite que as reações químicas e os processos funcionem de forma normal e segura.  

No entanto, tem muito maior potencial inexplorado para poupar energia, custos e emissões para o setor industrial, com o qual os investimentos são recuperados rapidamente. Vários estudos indicam a escala desta oportunidade:

  • Utilizando dados provenientes de 700 avaliações de energia industrial, a US National Insulation Association (NIA) estima que um programa completo de manutenção e atualização de isolamento poderia gerar poupanças anuais de 4,8 mil milhões de USD e reduzir as emissões de CO2 em 43 milhões de toneladas métricas por ano.2

  • Quando a Fundação Europeia para o Isolamento Industrial analisou 180 auditorias TIPCHECK (Verificação do Desempenho do Isolamento Técnico), identificou potenciais poupanças energéticas de 750.000 MWh/ano, o que iria reduzir as emissões de CO2 em 500.000 toneladas e poupar 23,5 milhões de euros em custos anualmente. De acordo com o estudo, o período de amortização normal do investimento é de um a dois anos.3

  • ECOFYS  demonstrou que um isolamento bem concebido pode reduzir 50 a 60 porcento das perdas de calor em muitas fábricas.4

Estudos como estes demonstram a dimensão das possíveis poupanças de energia, dinheiro e emissões de emissões de CO2 para os proprietários e operadores. E, para além de ser bom para os negócios, um isolamento eficaz ajuda a salvaguardar as pessoas e os ativos, protegendo ao mesmo tempo o meio ambiente. 

1 "CO2 emissions from fuel combustion",  OCDE/IEA, 2016
2 "About Insulation By Numbers", National Insulation Association, et al.,
3 "Harnessing the Potential of Industrial Insulation", Eiif 
4 "Climate protection with rapid payback", Eiif, 2012

Consumo
0

de toda a energia é consumida pelo setor industrial

Emissões de CO2
0

Contribuição do setor industrial para emissões globais de CO2

Potencial
0

de potencial poupança de energia com isolamento no setor industrial