Feito para durar

Para a sustentabilidade a longo prazo, a resposta passa por uma "economia circular"

16

O modelo económico "extrair, fabricar, cria resíduos" linear está a atingir os seus limites. O ambiente simplesmente já não tem capacidade para sustentá-lo. No entanto, se for adotada uma abordagem circular, onde os resíduos são minimizados e os recursos são reutilizados com eficiência, é possível criar uma economia sustentável e rentável. 

No setor da construção é onde é mais urgente uma mudança para um modelo circular. Consumindo 3 mil milhões de toneladas de matérias-primas todos os anos, é o maior consumidor de recursos e produz cerca de um terço de todos os resíduos, muitos dos quais acabam por ir parar a aterros. Consequentemente, os edifícios são um foco importante das políticas e diretrizes emitidas pela UE, que está a defender a economia circular.

Transformamos materiais residuais

O modelo de negócio do Grupo ROCKWOOL já inclui as ideias da economia circular. Transformamos materiais residuais, reciclamos os nossos próprios resíduos em círculos fechados e concebemos produtos para uma vida longa e reciclagem ilimitada. Uma das características mais valiosas da lã de rocha é que pode ser fabricada com materiais que, de outra forma, seriam depositados em aterros ou eliminados. Em geral, cerca de um terço das nossas matérias-primas é constituído por resíduos adaptados provenientes de metais, fabrico, centrais elétricas e tratamento de águas residuais. Por exemplo, podemos transformar escória proveniente do setor metalúrgico e lodo de estações de tratamento de água e até mesmo pequenas quantidades de cerâmica antiga como lavatórios e sanitas partidas.

Desmontagem

Outro aspeto fundamental da economia circular é denominado “conceção para desmontagem”. Para que os produtos sejam reciclados, têm de ser fáceis de desmontar e separar em diferentes materiais. A utilização de materiais de construção que sejam modulares e fáceis de desmantelar também torna possível a sua reutilização, em vez da sua eliminação, ao efetuar alterações em espaços.    

A lã de rocha também possibilita produtos que mantêm o mesmo desempenho ao longo da sua longa vida útil e são fáceis de desmantelar, reutilizar e reciclar. As suas qualidades fazem dos produtos ROCKWOOL um ingrediente indispensável à medida que vamos progredindo para uma economia mais sustentável e circular.

Circular solutions infographic. Sustainability report 2017
"Precisamos de continuar a trabalhar arduamente para criar produtos ainda melhores e deixar uma pegada menor nesse processo. Isso inclui considerar a sustentabilidade nos nossos produtos, operações e também em P&D."

Jens Birgersson

Grupo ROCKWOOL
CEO
1

O edifício circular

Juntamente com a Arup, Frener & Reifer, a BAM e com o apoio de The Built Environment Trust, o Grupo ROCKWOOL demonstrou um protótipo do edifício mais avançado e reutilizável de sempre no London Design Festival de 2016. Os designers e os fabricantes forneceram informações numa base de dados de materiais baseada na cloud, que é alimentada a um sistema de modelação de informações de construção (BIM) que pode ser visualizado através de códigos QR apresentados no interior do edifício circular.