Mais comida com menos água

O cultivo hidropónico em estufa proporciona maiores rendimentos com menores consumos

Redução da água necessária na agricultura

Apenas um porcento da água doce do mundo está disponível para consumo humano. E deste valor, uns impressionantes 70 porcento são utilizados atualmente para irrigar culturas. À medida que a população mundial vai crescendo e escassez de água vai aumentando, a questão de como alimentamos o mundo com recursos limitados torna-se mais urgente.

Felizmente, já existem formas de reduzir drasticamente a quantidade de água necessária na agricultura. São precisos 60 litros de água para produzir um único quilograma de tomates, se forem cultivados ao ar livre. Este valor desce para 15 litros para o cultivo hidropónico em estufa e, em seguida, para apenas 4 litros por quilograma quando é utilizada a mais recente tecnologia de cultivo em espaços fechados. Quando convertemos esta diferença para toda a produção de tomate mundial, o potencial de poupança de água apenas para este produto agrícola é impressionante.

Cultivo hidropónico em estufa

As soluções de substrato de cultivo de lã de rocha Grodan destinam-se a um Cultivo de Precisão1, uma filosofia de cultivo sustentável que garante que as plantas recebem exatamente que precisam – nem mais, nem menos. É esta abordagem que permite aos produtores obter colheitas em espaços fechados com a máxima eficiência de água.

Para aumentar a sensibilização para as melhores práticas de cultivo hidropónico em estufa, em 2016, a Grodan e a empresa de tecnologias climáticas Priva publicaram Diretrizes de Melhores Práticas para a Gestão de Água em Estufas.2 Visando ajudar os produtores a reduzir o seu impacto ambiental, as diretrizes explicam como a gestão da água e dos nutrientes, juntamente com a reciclagem de água drenada em estufas, pode reduzir cuidadosamente a utilização de fertilizantes, os custos e os resíduos.

Numa altura em que todos os produtores se deparam com recursos limitados e regulamentos mais exigentes, estas soluções oferecem uma forma inovadora de produzir mais com menos.

 

 
Água disponível
0

1% da água doce em todo mundo está disponível para bebermos

Irrigação de culturas
0

70% desse valor é utilizado para irrigar as culturas

Água necessária
0

É necessário até 15 vezes menos água para cultivar tomates com um cultivo hidropónico em estufa