Horticultura de precisão

Os produtores holandeses são os líderes mundiais na utilização do cultivo hidropónico para reduzir o consumo de água.

A horticultura como a resposta para a escassez de água

Quando a escassez de recursos hídricos é um problema crescente, a horticultura pode ter a resposta. Ao utilizar o substrato de lã de rocha juntamente com uma tecnologia avançada de irrigação, os produtores holandeses estão a reduzir para metade o volume de água de que necessitam no cultivo de vegetais.

Até 2050, a população mundial vai precisar de duas vezes mais alimentos comparativamente aos dias de hoje. Mas os nossos recursos, especialmente a água, serão cada vez mais limitados. De acordo com um estudo de 20161, a utilização de substrato de cultivo de precisão de lã de rocha numa estufa em vez de terra para cultivar vegetais permite obter rendimentos mais elevados com muito menos água. A chave está na precisão. Na terra, nem toda a água chega à zona das raízes onde é necessária e isso pode levar rapidamente a uma irrigação excessiva.

Recircular água em excesso com o nosso cultivo de precisão

No entanto, com técnicas hidropónicas que utilizam substrato de cultivo de lã de rocha de precisão, é possível recircular a água em excesso, o que significa uma irrigação, no mínimo, 50 porcento inferior à necessária. Além disso, as tecnologias inovadoras permitem uma precisão muito maior, permitindo aos produtores medir e regular a utilização de água, bem como de fertilizante. 

Os produtores holandeses são líderes na utilização desta tecnologia. O estudo da Universidade de Wageningen mostra que a utilização de técnicas de hidroponia em substratos de lã de rocha alcançaram rendimentos mais elevados no cultivo do tomate com menos de metade da água necessária para o cultivo baseado na terra.

Se for adotada a nível mundial, este sistema de cultivo em estufas de alta tecnologia utilizado amplamente na Holanda pode desempenhar um papel importante na satisfação da procura por uma produção de mais alimentos com menos recursos.

1: E. Heuvelink e L.F.M. Marcelis (Wageningen University), Global challenge area: water scarcity (2016)

Redução de irrigação
0

menos irrigação necessária em lã de rocha comparativamente ao cultivo em terra permite maiores rendimentos com menos de metade da água