Quebrar o círculo

Um cuidado na conceção acústica permite-nos não ter de gritar mais alto para sermos ouvidos

BP-DK-Tove-Ditlevsens-skole-19295

A escola Tove Ditlevsens, Dinamarca

Se já esteve num bar ou restaurante movimentado, já sentiu o "efeito Lombard". É a nossa tendência de falar mais alto à medida que os níveis de ruído à nossa volta vão aumentando, criando um círculo vicioso de poluição sonora. Num restaurante, a cacofonia resultante é apenas uma mera irritação. Mas nas escolas e hospitais, o efeito Lombard tem consequências mais graves.

Metade dos professores num estudo recente tinha sofrido danos permanentes nas suas vozes devido à necessidade de gritar para se fazerem ouvir em salas de aula ruidosas1. A investigação mostra que os alunos também sofrem. Quando realizaram uma tarefa com ruído de fundo, 25 porcento das crianças do ensino básico demonstraram uma redução do desempenho de memória. E ficou demonstrado que um aumento de 20 dB na poluição sonora geral retarda a idade de leitura em crianças de 9-10 anos de idade em até oito meses2.

Ruído e aprendizagem: O desempenho cognitivo das crianças e adultos é reduzido pelo ruído. A sua capacidade de aprendizagem é prejudicada em ambientes ruidosos.

A poluição sonora também é um problema grave nos hospitais. Foi demonstrado que mesmo uma poluição de 75 dBA pode prejudicar a saúde a longo e a curto prazo, com impacto sobre os doentes, variando da perda auditiva até à pressão arterial elevada. O ruído excessivo prejudica as capacidades cognitivas dos profissionais de saúde, tornando mais difícil pensar com clareza, concentrar-se e realizar tarefas complexas3.

 À medida que um conjunto crescente de evidências vai revelando os impactos nocivos da poluição sonora, é importante darmos uma resposta. Uma boa conceção acústica que absorve o som ajuda os profissionais e os alunos a pensar e falar com mais facilidade e, ao mesmo tempo, a criar melhores ambientes de aprendizagem e de cura.

1-2 Building in Sound – BIAMP Systems White Paper
3 J. D, MD, Noise in the Operating Room, The American Society of Anesthesiologists, Inc.; 2014

BP-DK-Odense-Hospital-Patient-Hotel-30

O hotel dos doentes do Hospital de Odense

BP-DK-Odense-Hospital-Patient-Hotel-19

O hotel dos doentes do Hospital de Odense

Danos na voz
0

dos professores sofrem danos permanente na voz devido ao barulho na sala de aula

Desempenho de memória
0

de redução no desempenho de memória de crianças do ensino básico contra o ruído de fundo

Ruído de fundo
0

é um ruído de fundo suficiente para provocar problemas de saúde a longo prazo em doentes