Arquitetura regeneradora

Os doentes recuperam mais rapidamente quando as instalações de saúde são concebidas de forma pensada

BP_DK-Herlev-Hospital-Child-Oncology-913-cc

Hospital Herlev - Oncologia Pediátrica

Os bons edifícios fazem-nos sentir melhor. É a conclusão de um conjunto crescente de pesquisas, que associam a arquitetura dos hospitais à saúde e bem-estar dos doentes e colaboradores. Tem ficado demonstrado que o "design baseado em evidências", que combina informações sobre o comportamento humano com as ferramentas de design tradicionais, reduz os períodos de tratamento e a medicação, diminui os níveis de agressividade e contribui para melhores padrões de sono e tranquilidade.

Desenvolvido no Reino Unido, a ASPECT (Uma Ferramenta de Calibração Ambiental de Colaboradores e Doentes) proporciona uma abordagem coerente e abrangente de "arquitetura regeneradora" que tem sido agora adotada em vários países em todo o mundo. Identifica oito elementos importantes que caracterizam melhores ambientes de saúde:

  • Privacidade, companhia, dignidade: a possibilidade de os doentes ficarem sozinhos ou com outras pessoas quando quiserem e poderem controlar o que vêem e ouvem
  • Vistas: a pesquisa demonstra que os níveis de luz e a possibilidade de observar o exterior estimula a recuperação
  • Natureza e ar livre: está comprovado que o contacto com a natureza é terapêutico e tranquilizador
  • Conforto e controlo: os doentes sentem-se capacitados quando podem controlar a sua exposição à luz, calor e ruído em ambientes hospitalares movimentados
  • Legibilidade de espaços: os hospitais devem apresentar uma navegação intuitiva
  • Aspeto interior: um ambiente agradável e acolhedor pode reduzir os tempos de recuperação
  • Colaboradores: quando os espaços dos colaboradores são melhores, as pessoas trabalham de forma mais eficaz

Os materiais influenciam bastante a aparência e a "sensação" de um edifício e dos seus espaços interiores. A escolha de materiais que promovem um ambiente confortável, calmo e esteticamente agradável ajuda a criar espaços onde as pessoas ficam curadas e recuperam mais rapidamente. Os tetos Rockfon fornecem absorção acústica e reflexão da luz, criando divisões mais confortáveis para estar.  E não permitem o crescimento de microorganismos nocivos ou bactérias, contribuindo para a criação de ambientes interiores saudáveis.

Um aumento do nível de ruído está diretamente associado a um maior risco de hipertensão (tensão arterial prejudicial). As propriedades acústicas dos nossos produtos ajudam-no proteger a sua saúde e a melhorar a qualidade de vida.
BP_UK-Morriston-Hospital-014

Hospital Morriston, Reino Unido