Reduzir o volume

As pessoas são mais saudáveis e felizes quando a poluição sonora é controlada

Nem todo o ruído é mau, tal como concordaria qualquer adepto de música alta. Mas o ruído indesejado, também conhecido como poluição sonora, representa uma ameaça real para a saúde humana e para o bem-estar. 

O ruído pode afetar o sono, aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial e até mesmo ter um impacto sobre a coordenação motora e funções cognitivas. De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA), 10.000 mortes na Europa  todos os anos podem ser atribuídas ao ruído. E o custo anual da poluição sonora na Europa foi estimado em 52 mil milhões USD.  

Como resposta, a AEA e a Organização Mundial da Saúde estabeleceram metas para os níveis de ruído máximo a que os europeus devem estar expostos. Recomendam níveis noturnos máximos de 40 dB (um terço dos cidadãos da UE estão atualmente sujeitos a 55 dB) e de 65 dB durante o dia.  Alguns municípios estão a utilizar estes níveis, impondo restrições sobre os níveis de ruído, por exemplo, em eventos noturnos.

É reconhecido que exposição ao ruído pode causar irritação e distúrbios do sono, influenciando ambos a qualidade de vida.
Fonte: Declaração de Política de Ruído para a Inglaterra (NPSE)

A conceção saudável

A constituição dos edifícios tem uma forte influência sobre os níveis de ruído – e isso está a tornar-se parte de um debate crescente entre os arquitetos, proprietários de imóveis e profissionais de saúde sobre a "conceção saudável". Muitos trabalhadores sentem que os escritórios de plano aberto, por exemplo, podem ser perturbadores para a concentração, em parte devido à exposição ao ruído que podem criar. Quando um espaço se destina à comunicação ou a tarefas cognitivas, o seu desempenho acústico é uma das considerações de conceção mais importantes. 

Os materiais são uma parte importante da solução. Se as superfícies permitem que as ondas sonoras sejam refletidas de volta para um espaço, podem criar um ambiente interior ruidoso. Por outro lado, os materiais que absorvem o som conseguem gerir os níveis de som ambiente, ao passo que o isolamento acústico consegue impedir que os ruídos passem de um espaço para outro. 

Ao eliminar a poluição sonora, os edifícios bem projetados podem dar um contributo importante para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas.

Custo
0

É o custo anual da poluição sonora na Europa

Mortes
0

mortes atribuídas ao ruído anualmente na Europa

Nível de ruído
0

nível de ruído recomendado durante o dia