Camadas de proteção

Mais complexo do que parece, o revestimento do edifício cria um ambiente interior confortável

16_9_master_0000s_0003_Parkbohusene-ErhvervsfotoDK_MG_7868

Poderá pensar que é apenas uma parede e um telhado que o mantêm seguro do mau tempo lá fora. Mas o "revestimento do edifício" (definido como a parte de um edifício que separa o ambiente interior do exterior) inclui muitos componentes diferentes, podendo cada um ser complexo e com múltiplas camadas.

As quatro funções básicas

Nos elementos habituais do revestimento do edifício incluem-se as paredes, os telhados, os soalhos e as "aberturas" (janelas, portas, claraboias e outras aberturas). Cada um pode conter muitas camadas e materiais diferentes. Tomemos o exemplo de uma parede típica de uma casa norte-americana. Pode incluir uma placa de gesso, uma barreira de vapor, isolamento de parede dupla, tal como lã de rocha instalada entre as vigas de madeira, uma placa OSB (Oriented Strand Board (painel de tiras de madeira orientadas) - produzido com aparas de madeira unidas por resina), uma barreira resistente à água, isolamento pelo exterior e, por fim, revestimento. Isso é apenas uma parte do revestimento do edifício, mas com sete camadas diferentes!

Seja qual for a parte do interior que está a proteger, um revestimento do edifício tem quatro funções básicas:

  1. Suportar, transferir e acomodar as cargas estruturais impostas pelo ambiente e pelo edifício
  2. Bloquear e regular o calor, o ar, a humidade e os sons entre o exterior e o interior
  3. Dar o acabamento às superfícies para satisfazer os requisitos de desempenho estético ou outros
  4. Distribuir os serviços públicos como a eletricidade e a água.

É a interação que importa

Para além de fazer tudo isso, os revestimentos de edifícios e os seus componentes têm de satisfazer um enorme conjunto de qualidades para desempenhar a sua tarefa. São fáceis de construir? Duradouros? Fáceis de reparar e manter? Seguros? Económicos?

Em geral, num revestimento de edifício, é a interação que importa. Todos os componentes têm de trabalhar em conjunto de forma eficaz para proporcionar um ambiente interior confortável em condições ambientais que podem mudar rapidamente entre chuva forte, sol quente e frio intenso. Os materiais estáveis e duradouros como a lã de rocha são uma parte essencial da receita.

16_9_master_0000s_0006_page-48---Nova-Scotia-Power-Headquater---photographer-Greg-Richardson
Ao longo da sua vida útil, o isolamento de construção em lã de rocha ROCKWOOL poupa habitualmente cerca de 85 vezes mais carbono do que é emitido durante a sua produção. Isso equivale a 155 milhões de toneladas de poupança de carbono durante toda a vida útil.