Estruturas metálicas

Solução para a protecção de estruturas metálicas contra incêndios. Consiste em revesti-las com painéis de lã de rocha CONLIT 150 P (ó CONLIT 150 AF), com espessuras em função do coeficiente de massa dos perfis a proteger e da estabilidade requerida face a incêndios (R).

Descrição da solução para construção: 

  1. Perfil metálico (IPN, HEB, IPE, UPN, etc.)
  2. Perno soldado electricamente com anilha anti-retorno
  3. COLA CONLIT
  4. Painel CONLIT 150 P ó CONLIT 150 AF(*)
  5. Fita auto-adesiva de alumínio

Aplicação:

  • Protecção contra incêndios de estruturas metálicas

 

Fire, 01_Protección contra incendios_Estructuras metálicas

Vantagens

Mais de 4 horas de resistência a incêndios.

Leve, limpo e com acabamento uniforme.

Variedade de acabamentos.

Montagem compatível com outros trabalhos.

Tempo mínimo de instalação.

Montagem em seco.

Excelente comportamento na presença de água e humidade.

Em renovação:

  • Protecção das estruturas metálicas de edifícios existentes.
  • Revalorização do edifício.

Em obra nova:

  • Máxima segurança em caso de incêndio.

Instalação

Sistema Colado:

  1. Cortar reforços de lã de rocha CONLIT 150 P de 100 mm de largura, com espessura igual à profundidade do lado do perfil e altura equivalente à medida interior do  perfil.
  2. Colar os reforços de CONLIT 150 P às faces que se encontram em contacto com o perfil. Colocar entre os lados dos perfis metálicos a cada 400 mm. Começar a colocar os reforços a partir de 100 mm da extremidade do perfil. Limpar previamente a superfície do perfil para eliminar restos de gordura ou pó. Os reforços devem sobressair do perfil uns 2-3 mm. 
  3. O tempo de secagem recomendado para a COLA CONLIT é de aproximadamente 1 h ½ a 2 h.
  4. Cortar os painéis de lã de rocha CONLIT 150 P ou CONLIT 150 AF consoante o desenvolvimento do perfil a proteger.
  5. Uma vez seca a  cola  dos    reforços,  aplicar  COLA CONLIT aos rebordos do painel CONLIT 150 P ou CONLIT 150 AF e à face visível dos reforços. Colocar o painel no seu lugar aplicando uma certa pressão. Em seguida, colocar o resto dos painéis formando o caixilho que protege o perfil. Aplicar COLA CONLIT em todas as juntas entre os painéis.
  6. Colocar pregos de aço nas esquinas, entre o painel colocado horizontalmente e o painel colocado verticalmente, no máximo a cada 450 mm e sobre o    painel que coincide com os reforços; no mínimo dois pregos por reforço. Os pregos devem ter no máximo o dobro da espessura do painel isolante.
  7. No caso da aplicação do painel CONLIT 150 AF, colocar fita adesiva de alumínio em todas as juntas.

Sistema Soldado: 

  1. Cortar os painéis CONLIT 150 P / CONLIT 150 AF com as dimensões adequadas para revestir o perfil metálico em todas as suas faces. 
  2. Soldar os pernos aos perfis usando uma máquina de electrólise e a uma distância de 400 mm entre os mesmos, em toda a extensão do perfil metálico. Colocar pernos a uma distância de 100 mm nos extremos dos painéis. 
  3. Colocar os painéis no lugar correspondente perfurando-os com os pernos, em seguida fechar o sistema com anilhas anti-retorno. Cortar os excessos dos pernos soldados.
  4. Todas as junções entre painéis são seladas com COLA CONLIT. O tempo de secagem recomendado para a cola é de aproximadamente 1h ½ a 2 h.
  5. Caso sejam utilizados painéis CONLIT 150 AF, colocar fita adesiva de alumínio nas juntas.